Eu comprei um workshop no Clickin Moms que achei super interessante. Ele era sobre fotografar com filme (sim, aquele rolo de filme antigo), e a fotógrafa usa várias câmeras antigas, mas eu achei interessante porque, apesar de não ter uma câmera de filme, você pode utilizar os CONCEITOS de se fotografar com filme para aplicar na fotografia digital. Deixa eu explicar:
A verdade é que, com a fotografia digital, tiramos várias fotos da mesma coisa, e vamos combinar, sem necessidade. O resultado são milhares de fotos que você vai acumulando, depois terá preguiça de selecionar as melhores, e revelar então, ficará sendo um sonho distante.
Antigamente, e até atualmente, os rolos com maior número de poses somam 36. 12, 24 ou 36. E isso era tudo o que se tinha pra fotografar um evento, muitas vezes! Portanto, ninguém desperdiçava uma foto. Pelo contrário! Você só tirava foto do que era realmente importante, e ainda se preparava pra isso, se possível arrumava a composição pra que tudo saísse perfeito! A foto era mais pensada antes de ser clicada, sem imediatismo. E depois, não havia edição! Você simplesmente pegava aquele rolo e levava a uma loja de revelação!
Hoje em dia os fotógrafos gastam HORAS do seu tempo selecionando e editando foto. Quanto mais foto você tira, mais tempo você levará pra selecionar e depois pra editar essas fotos. Quanto tempo gastamos “consertando” fotos que não tiveram um cuidado maior quando foram feitas, tanto na exposição quanto na composição?
Além disso, ao clicar menos e somente o necessário você também está resguardando a vida útil do seu equipamento 🙂
Neste ensaio, desafiei a mim mesma a pensar melhor a minha foto ANTES de apertar o obturador, fazendo o seguinte:
– eu só poderia tirar 36 fotos
– não poderia checar como ficou a foto no Lcd da câmera (antigamente também não tinha isso!)
Além disso, utilizando a minha lensbaby sweet 35, que tem foco manual e seletivo!!! Oh, my! Ela dá esse efeito de borrado no que não está em foco.
Eu achei uma experiência super desafiadora, difícil até! Pois me tirou da zona de conforto total. Pretendo ter isso mais em mente daqui pra frente, pois certamente resultará em um enorme ganho de tempo. E, quem sabe um dia, até fotografar com filme mesmo? Hoje em dia existem câmeras super modernas de filme. Não são baratas, mas só de pensar em fazer a foto e ela estar pronta… acho que não tem preço!
Leave a reply