Muitos pais estão acostumados a fazer fotos dos seus filhos desde bebezinhos, quando eles interagem com sorrisos, batem palminhas, ficam sentados no mesmo lugar ou no máximo engatinham. Uma fofura!
Entretanto, uma vez que tenha aprendido a andar, a criança será puro movimento. Vai querer andar, correr, pular, subir, descer. Serão poucos os momentos sentados ou parados. O tempo de atenção, que já era curto, ficará mais curto ainda. Ela mudará de foco o tempo todo, para qualquer coisa nova que avistar ou chamar sua atenção. Ela quer explorar o mundo!
É preciso compreender que esta faixa etária será diferente das anteriores. A criança passará a ter vontade própria e raramente seguirá instruções ou ordens. Quer ser independente e fazer tudo sozinha. Sua personalidade estará mais explícita.
Portanto, é preciso que os pais adequem suas expectativas “fotográficas” à nova fase do seu filhote. Entender que, em geral, haverá pouco contato visual com a câmera, ou fotos muito arrumadinhas e paradas. Eu sou uma fotógrafa que segue o ritmo e o fluxo da criança. Se ela correr, eu vou correr com ela! Forçar com que ela fique parada ou a faze-la algo que não deseja só irá causar irritação nela e stress em todos.
Meu objetivo é provocar e capturar expressões genuínas e espontâneas, e não sorrisos forçados. Nada de pedir para a criança sorrir ou mostrar os dentes, pleeeaaase!
Então, o ideal, nesta idade, é:
– Buscar um lugar ou uma atividade que ela goste de exercer.
– Evitar (muitas) trocas de roupas. Fantasias costumam funcionar bem!
Mas o meu principal CONSELHO para os pais é:
– Antes da sessão de fotos não faça ameaças ou subornos do tipo “se você se comportar eu vou te dar isso”, pois assim a criança já chegará para a sessão pronta pra que ela acabe logo, ou com uma atitude de obrigação ou algo que não queira ou esteja sendo forçada a fazer. Ao invés disso, diga algo como “quem quer brincar no parque hoje?”, ou “quem quer fazer uma coisa muito divertida e diferente hoje?” Crie uma boa expectativa para a sessão de fotos, sem dizer que é uma sessão de fotos. Nesta idade, muitas crianças já têm uma “consciência fotográfica”, e associam as fotos a fazer poses, ficar parada e emitir sorrisos forçados (o que geralmente é o que os pais pedem! rs).
Como fotógrafa, eu já terei conversado com os pais para planejar o melhor local e atividade, portanto, a expectativa é que o ensaio seja só diversão!
Para mais informações ou para agendar o ensaio fotográfico infantil do seu filhote, entre em contato comigo pelo email contato@thaiscoutinho.com.br.
Leave a reply