Hoje em dia, desde que sai da barriga da mãe, o bebê têm câmeras apontadas pra ele, não é mesmo?
Enquanto bebê, ele ainda não tem a “consciência da câmera”, e age de acordo com seus sentimentos, independente se está sendo fotografado ou não. À medida que vai crescendo, vai desenvolvendo essa consciência, e pode perder sua espontaneidade na presença de uma câmera. Se os pais estão constantemente pedindo pra criança olhar, sorrir e fazer poses o tempo todo, muitas delas chegam até a adquirir uma aversão à fotografias.
A verdade é que a criança está simplesmente vivendo a vidinha dela, ela quer brincar, não quer posar pra fotos.
Neste post e no vídeo a seguir te dou algumas dicas para fotografar seu filhote sem causar estresse:
1. Seja um fotógrafo documental, ou seja, fotografe a rotina da criança sem ficar pedindo para ela olhar ou sorrir. A idade entre 1 e 3 anos, especificamente, faz muito pouco contato visual, portanto, é uma característica da idade. Já experimentou fotografar seu filho enquanto ele está concentrado em alguma atividade? Eu particularmente adoro a expressão deles quando não estão olhando pra câmera e estão interessados em algo.
2. Prepare uma atividade ou brincadeira e deixe a criança se entreter. Fotografe detalhes como a mãozinha no brinquedo, sua expressão de concentração, converse com ela e esteja pronto pra quando ela olhar pra você, fazer o clique.
3. Se a criança for mais agitada e precisar se movimentar muito, abrace esse momento. Isso é o que ela é. Não a force a ficar quieta. Fotografe-a enquanto corre, pula, ou sobe em coisas.
4. Não peça um sorriso (forçado), PROVOQUE um sorriso (ESPONTÂNEO). O que faz seu filho cair na gargalhada? Certamente você sabe!
5. Não crie expectativas.
Eu falo mais um pouco sobre esse assunto no vídeo a seguir:
Espero que tenha gostado das dicas! Compartilhe com uma amiga que possa se interessar!
Leave a reply