Indiscutivelmente a Fotografia é uma paixão. Quando você é mordido por esse bichinho, não o abandona mais! Muitas pessoas têm a Fotografia como um hobby, mas e quando esse hobby quer se transformar na sua profissão? Bem, aí a história começa a mudar de figura. Mas é uma transição perfeitamente possível, se feita com planejamento e dedicação.
A primeira coisa que você tem que ter em mente, de forma bem realista é:
– A Fotografia é um investimento CARO
– Pode demorar um tempo (cerca de 3 anos, como foi comigo), até você ter um fluxo constante de trabalhos que te permita dizer que você “vive de Fotografia”. Entrar na fotografia é fácil, difícil é manter-se nela!
Se você já tem uma profissão e quer mudar para a fotografia, avalie:
– eu tenho dinheiro disponível para fazer esse investimento (cursos e equipamentos) OU eu preciso do meu salário atual para ir bancando esses custos?
– eu tenho dinheiro disponível para me manter enquanto eu me preparo para ser fotógrafo?
Essas são questões muito importantes pra você avaliar ANTES de sair do seu emprego atual ou tomar qualquer atitude precipitada. No meu caso, eu trabalhava como professora de inglês e precisava do meu salário para fazer os cursos e comprar meu equipamento. Eu não tinha uma reserva disponível nem ninguém para me bancar, portanto, me mantive empregada ENQUANTO fazia cursos e me aperfeiçoava. Depois vieram os primeiros trabalhos pagos que eu fazia nos fins de semana (muitos profissionais conjugam 2 atividades). E quando eu vi que já tinha uma quantidade suficiente de trabalhos na fotografia para enfim poder sair do meu emprego, assim eu o fiz.
Existem várias outras questões que você deve considerar ao querer viver da Fotografia, pois você deixará de ser empregado de uma empresa para SER a sua própria empresa. Você terá de lutar, todos os dias, para ter trabalhos a fazer naquele mês. Ninguém vai arrumar trabalhos pra você. Você terá de entender um pouco de finanças e marketing, além de tudo o que terá de aprender sobre a própria Fotografia. Muitas pessoas não têm perfil ou disciplina pra isso.
Estamos falando aqui de você se tornar REALMENTE o dono do seu negócio, com tudo o que isso implica de bom ou ruim. O quanto você está disposto para ter sucesso nesta empreitada?
No próximo post vou indicar esse caminho pra você!
Saiba mais sobre a minha história em Como eu Virei Fotógrafa.
Se você tem interesse em trabalhar com a Fotografia Infantil eu tenho o workshop online perfeito para você. Clique aqui para saber mais.
Leave a reply