No post anterior, levantei alguns questionamentos que você deve se fazer caso tenha interesse em adotar essa profissão na sua vida. São questões cruciais que você deve avaliar ANTES de iniciar essa jornada se você REALMENTE quer encarar a fotografia como um negócio e tirar o seu sustento dele.
Bem, avaliadas essas questões é hora de você começar a se CAPACITAR TECNICAMENTE.
É claro! Você precisa dominar a técnica, ter total controle do seu equipamento e saber o que você está fazendo.
Muitas pessoas se surpreendem com a complexidade que a fotografia envolve. Sim, é preciso estudo e muita prática! Para ser um profissional, você não pode contar com a sorte ou simplesmente confiar no modo automático da sua câmera. Além disso, você vai precisar entender de ILUMINAÇÃO, a nossa matéria-prima: LUZ! Sem ela, não há foto. Seja artificial ou natural, você precisa entender como agir em cada situação de luz.
– Matricule-se em um curso básico de fotografia, seja presencial ou online, ou estude por conta própria. Toda a informação está disponível na internet, mas eu aconselho a fazer um curso que segue uma lógica de aprendizado e te dá mais disciplina.
– Você também precisará fazer um curso de edição de imagens, como Lightroom ou Photoshop básico. Para ter qualidade e imprimir identidade no seu trabalho, você precisa tratar as suas imagens.
Ok, e qual EQUIPAMENTO eu devo comprar? Bem, isso depende exclusivamente da grana que você tem. Existem basicamente 2 tipos de câmera: as de sensor cropado e as full-frame. Este artigo explica a diferença entre as 2, mas meu conselho é: se você possui dinheiro para comprar uma full-frame, faça isso. Você economizará dinheiro ao ter que fazer um upgrade depois. Quanto à lente, comece com uma lente zoom, e depois vá acrescentando uma ou mais lentes fixas, que possuem mais qualidade ótica.
A escolha da lente também depende do tipo de foto que você pretende fazer.
Ao conhecer a técnica fotográfica e os diferentes tipos de luz, você também passará a conhecer o seu estilo e suas preferências. Afinal, existem inúmeras possibilidades de se trabalhar com fotografia. Em qual segmento você gostaria de atuar?
Eventos?
Retratos?
Natureza?
Produtos?
Comercial?
O seu estudo e a sua prática vão acabar te respondendo isso.
No próximo postpróximo post vamos falar sobre o seu próximo passo: prática e construção de portfolio 😉
Se você tem interesse em trabalhar com a Fotografia Infantil eu tenho o workshop online perfeito para você. Clique aqui para saber mais.
Leave a reply