Neste último post da série COMO SER FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, vamos falar sobre a prática, construção de portfolio e estruturação do seu negócio de maneira bem geral.
Essa série de posts são apenas a indicação de um caminho, os seus primeiros passos nessa trajetória, de acordo com a minha humilde experiência de 10 anos exclusivamente como fotógrafa.
Recaptulando, no primeiro post falamos sobre a decisão de se tornar um fotógrafo profissional e tirar o seu sustento dessa profissão. No segundo abordamos a capacitação técnica e compra de equipamentos. Vale a pena conferir se você não os leu.
Bem, após ou durante o seu aprendizado de como dominar as técnicas e a sua câmera, você vai ter que PRATICAR muito! É na prática que você vai experimentar fotografar diferentes assuntos, cumprir e quebrar regras, observar, anotar, tentar de novo fazendo algo diferente. Se você pretende fotografar pessoas, pratique com membros da sua família e amigos. Leve sua câmera pra todo lugar. Tudo é oportunidade pra foto! A prática te dará confiança, e saber o que se está fazendo é fundamental em qualquer profissão.
Da prática você começará a reunir imagens que irão compor o seu portfolio. O portfolio são as imagens que você vai mostrar as pessoas que possam se interessar em contratar o seu serviço. No inicio, quando você ainda não é conhecido e as pessoas ainda não te procuram, é comum você oferecer o seu serviço a pessoas que você julgar interessante e que te renderiam boas imagens. Cobre delas um valor simbólico, explique que você está iniciando e justamente está construindo o seu portfolio. Muitas pessoas aceitam e você já estará começando a se valorizar.
Agora que você já domina a técnica e seu equipamento e já praticou exaustivamente, é hora de começar a ESTRUTURAR O SEU NEGÓCIO.
– Que tipo de serviço fotográfico você oferece? Ensaios de gestantes, bebês, pets, fotografia de produtos?
– Onde as fotos serão feitas? Em estúdio? Em externa? Na casa do cliente?
– Você trabalha com pacotes de venda? Por quantidade de fotos? Por horas de trabalho?
– Qual o valor do seu serviço e o que está incluído nele?
– Qual o prazo de entrega?
– Oferece impressos, como álbuns?
– Como o orçamento será apresentado ao cliente?
Enfim, coloque-se no lugar do cliente e imagine tudo o que você gostaria de saber se fosse contratar esse serviço. Organize essas informações em um layout atrativo e funcional em PDF para enviar aos seus futuros clientes.
Além disso, é preciso definir como você vai DIVULGAR o seu serviço. Sim, não há venda sem divulgação! E isto é uma parte fundamental do seu trabalho que não pode ser deixada de lado! Escolha as mídias digitais que você vai fazer parte e estabeleça uma rotina de atualização.
Tenha em mente que a melhor estratégia para atrair e manter os seus clientes é ATENDIMENTO que você vai proporcionar a eles durante todo o processo!
Se você tem interesse em trabalhar com a Fotografia Infantil eu tenho o workshop online perfeito para você. Clique aqui para saber mais.
Leave a reply