Para muitas pessoas, uma viagem é a realização de um sonho! E é claro que deve ser eternizada em fotos.
Mas nem sempre as fotos que trazemos na mala são “perfeitas”… Neste post vou te dar algumas dicas pra que esse não seja o seu caso. Vem comigo!
OBS- todas as fotos deste post foram feitas com um celular Iphone 7plus.
EQUIPAMENTO
Em primeiro lugar, você precisa decidir se vai registrar toda a sua viagem somente com o celular ou se vai levar uma câmera (se você tiver). Para isso, considere:
– o local pra onde você está indo e os passeios que pretende fazer. É viável levar uma câmera?
– a câmera geralmente é mais pesada. Você vai suportar andar com ela todos os dias?
Indiscutivelmente a qualidade de imagem da câmera será melhor que a do celular. Muitas vezes levo a câmera grande e reclamo de ter de carregá-la, mas depois quando vejo as fotos, fico feliz de tê-la levado! Hoje em dia existem muitas câmeras compactas de alta qualidade, que são um meio termo entre o celular e as (semi) profissionais.
Quanto aos celulares, a maioria dos aparelhos hoje em dia possui boas câmeras. Em ótimas condições de luz natural, o celular atende super bem, e produz uma foto de relativa qualidade que pode, inclusive, ser revelada no tamanho padrão (10x15cm). Se você fizer uma pequena edição no aparelho mesmo, realçando cores, preenchendo sombras, clareando ou escurecendo um pouco, você ainda dá um “pop” na foto.
Além disso, o celular está sempre com você, à mão, e ainda pode ser usado com pau de selfie para que todos saiam na foto. No geral, o celular dá conta de registrar uma viagem, mas saiba que ele tem limitações, como ambientes escuros ou à noite. Vou listar mais algumas dicas pra que você aproveite melhor a câmera do celular:
– toque na tela na área da foto onde você quer que esteja o foco.
– não fique dando zoom esticando a imagem com os dedos. Na verdade você só está esticando os pixels, e com isso, perdendo qualidade.
– cuidado com situações de contraluz (quando a maior fonte de luz ou claridade está atrás de quem será fotografado). Na maioria das vezes, a pessoa sai escura ou totalmente preta. Nesse caso, toque na pessoa para fazer o foco, e se necessário, ligue o flash.
OBS- o flash só ilumina o que está na frente. O flash de celular é fraco e não tem muito alcance, portanto se você estiver muito distante da pessoa, não terá efeito.
– não há necessidade de tirar um número excessivo de fotos, da mesma coisa. Isso só vai fazer com que você tenha preguiça depois para selecionar as fotos pra revelar. Adquira o hábito de sempre apagar as imagens que não ficaram boas. Seja intuitivo e não tenha apego. Prefira um registro variado e único, e não repetido.
Vamos ver mais algumas imagens com comentários:
Quando temos de pedir para outra pessoa fazer a nossa foto, não temos controle sobre isso, e nem sempre ficaremos satisfeitos com o resultado (principalmente se você for fotógrafo profisiional!)
Nesse caso, poderia se ligar o flash, mas como era uma selfie, meu aparelho não tem flash na câmera de selfie. A última tentativa é subir as sombras na edição do celular mesmo…
No próximo postpróximo post vou te mostrar mais alguns exemplos de erros e acertos de uma outra viagem, desta vez feita com uma câmera.
Leave a reply