Uma coisa é você fazer algo que adora, sem compromisso. Outra coisa é transformar isso no seu ganha pão. Muitas pessoas podem achar que ser fotógrafo é algo fácil, glamuroso até, que as câmeras de hoje em dia fazem tudo, e que é só apertar um botão. Imagina!
Se você já pensou em largar o seu trabalho atual e virar fotógrafo, este post é para você. Nele, listei alguns fatores que você deve se atentar antes de querer se tornar um fotógrafo, “na real”, sem ilusões ou meias palavras! Vamos lá:
1. A FOTOGRAFIA É UM INVESTIMENTO CARO.
Não se engane: um bom equipamento é caro. Os cursos e workshops também custam uma pequena fortuna, e acredite, você sempre vai estar querendo fazer um.
2. Se você já possui um emprego ou profissão atual, é preciso planejamento para “sair” dele. Considere: “eu tenho dinheiro disponível para fazer esse investimento?” OU “eu preciso do meu salário atual para ir bancando esses custos?”
3. Entrar na fotografia é fácil. Manter-se nela é desafiador. É claro que estou falando aqui da fotografia como seu ganha pão. Os desafios são constantes, mas assim como qualquer outra atividade empreendedora, é totalmente possível e viável.
4. O retorno pode demorar a vir. Pode demorar um tempo até você ter um fluxo constante de trabalhos que te permita dizer que você “vive da fotografia”. No meu caso esse tempo foi de 3 anos, e eu me mantive empregada enquanto esse momento não chegava.
5. Você passará a ser A EMPRESA. Você terá de lutar, todos os dias, para ter trabalhos no mês. Ninguém vai arrumar trabalhos pra você.
6. É muito mais que tirar foto. Pra dar certo de verdade, a técnica (fotografia e edição) é só o início. Você terá de entender pelo menos um pouco de marketing, finanças, relacionamento interpessoal e gerenciamento do seu negócio.
7. O quanto você está disposto? Estamos falando aqui de você se tornar realmente o DONO do seu negócio, com tudo o que isso implica de bom ou ruim. Seja sincero com você mesmo: você tem esse perfil e está disposto a encarar essa jornada?
E você, já pensou em ser fotógrafo? Se identificou com algum desses pontos? Deixe seu comentário e encaminhe para um amigo que precisa ler esse post!
Leave a reply