E se, de uma hora pra outra, você perdesse todas as suas fotos? Já parou pra pensar nisso?
Os momentos mais importantes da sua vida e da sua família, sorrisos, viagens, dia-a-dia, comemorações… Acredite, isso é mais comum do que você imagina. Só essa semana 2 mães me procuraram para resgatar alguns desses momentos em fotos. Elas perderam tudo e estavam completamente arrasadas. E não é pra menos! Eu também estaria! Mas por que isso acontece?
A verdade é que a maioria das pessoas não faz backup (cópia) das suas imagens. Deixam tudo no celular ou em apenas 1 computador, e na hora que esse quebra ou é furtado, lá se vai tudo com ele, sem dó nem piedade. Os fotógrafos profissionais, como eu, têm backup das fotos dos clientes, mas guardam esses arquivos por um período de tempo, dificilmente os terão pela vida toda.
Mas, afinal, por que quase ninguém faz backup?
Porque tem preguiça, se esquecem ou até mesmo nem sabem da sua importância. Não tem saco ou não sabem como fazer. Entretanto, com apenas pouco tempo regularmente, você pode salvar todos os seus tesouros em fotos, sem chorar ou se arrepender caso uma fatalidade aconteça.
Vou dar aqui algumas dicas de como você pode organizar melhor as suas fotos e criar um sistema periódico de backup:
- Em primeiro lugar, tire menos fotos. Com a tecnologia digital e celulares, as pessoas tiram em média 5 fotos exatamente IGUAIS do mesmo assunto. E depois, com milhares de fotos no celular, a preguiça de selecionar as melhores pra copiar será maior! Portanto, faça o seguinte:
- se você tirou mais que 3 fotos da mesma coisa, selecione imediatamente a melhor e apague as outras. Se não conseguir fazer isso na hora, faça uma limpa no celular em momentos de espera em consultórios, filas, ou em qualquer momento ocioso. Acredite – tendo menos fotos a revisar, mais fácil será fazer backup e até revelar (estágio avançado!) rsrs
2. Pelo menos de 6 em 6 meses, copie as fotos recentes do celular para o computador, laptop ou tablet. Geralmente basta conectar o celular com cabo USB no computador e transferir as fotos. Esse sistema pode variar se você tem iPhone ou android, se você usa Windows ou Mac, mas não é nada difícil de fazer!
3. Do computador, o ideal é fazer uma nova cópia para um hd externo, por exemplo, ou para algum armazenamento na nuvem. Se você tiver suas fotos em pelo menos 2 outros lugares, a chance de você perder tudo é inexistente.
Além disso, se você tem iPhone, por exemplo, pode configurar o icloud (nuvem) para armazenar as suas fotos.
Se você tem uma conta no Gmail também pode usar gratuitamente o Google Fotos. Em se tratando de backup, não é demais!
Mas sabe o que é melhor mesmo, pra mim? Ter as suas fotos impressas, como antigamente!
Se você estiver com seu backup em dia, e as fotos organizadas por mês e ano, revelar não será um problema. Eu organizo as minhas assim, no meu computador:
Pasta: 2017
Subpastas: 1-Jan/ 2-Fev/ 3-Mar , até 12-Dez
Aí de 6 em 6 meses ou 1x ao ano você faz uma revelação. E rever as suas fotos será ainda mais fácil e prazerosa, nas suas mãos.
Promete que vai fazer backup das suas fotos, promete? Eu fico com o coração na mão cada vez que uma mãe me procura perguntando se eu ainda tenho as fotos do filhote dela, porque ela perdeu tudo.
Espero que tenha gostado dessa dica!
Leave a reply