… não quero que meu filho coma o bolo!
Esse é um dilema bem recorrente entre as mamães que querem fazer o ensaio de 1 ano, mas não querem que seu filho experimente açúcar antes de completar X anos. Eu entendo, então vou passar meu ponto de vista e propor alternativas.
De acordo com meus 10 anos de experiência (agora em 2020!), 95% dos bebês não levam o bolo à boca por conta própria. Deixa eu te contar como é o ensaio Smash:
1- fazemos fotos do bebê arrumado brincando no cenário (sem bolo)
2- entregamos o bolo. Daqui, 2 coisas podem acontecer: o bebê vai meter a mão, ver que se sujou e começar a chorar (sim, isso é muito comum!). Se isso acontecer, será bem difícil mantê-lo perto do bolo ou fazê-lo mudar de ideia e continuar mexendo no bolo. Não vai rolar! (por isso fazemos as fotos antes, sacou?)
Os que não choram ao se sujar, ficam sentindo a textura do chantilly nas mãos, começam a espalhar no chão e no seu próprio corpo, e assim ficam fazendo por alguns minutos, brincando. A menos que a mãe mostre que pode comer e até coloque um pouco do chantilly na sua boca, raramente o bebê o faz sozinho. Não estou dizendo que é impossível, já que, em se tratando de bebê, tudo é imprevisível, mas é muito difícil que isso aconteça se não for demonstrado (e validado) pela mãe.
3- fazemos as fotos do banho Splash! (só alegria)
“Ok, mesmo sabendo que a chance do meu bebê efetivamente comer o bolo é pequena, não quero correr esse risco. O que posso fazer?”
Nesse caso a melhor alternativa é fazer o Smash the Fruit. As frutas não são emblemáticas como o bolo (mesmo que seja o “bolo” de melancia), mas é uma opção.
Também fazemos o banho Splash! no Smash the Fruit.
Portanto, o que não pode faltar no primeiro aniversário é COMEMORAÇÃO! Com bolo ou com frutas! Conte comigo para registrar esse momento!
Leave a reply